4726-final

HistoriaO papel histórico do Algarve

O Algarve durante a Antiguidade foi considerado como um ponto estratégico do comércio, e todas as civilizações deixaram alguns vestigios. Até 1240 foi um ponto de luta contra os Mouros que daì resultou o nome desta região (Al-gharb). A partir do século XV é passagem obrigatòria para os navios que partem à conquista da novas terras.

Herança

De toda esta herança, encontramos alguns vestigios em Vilamoura, no Cerro da vila ou em Alamo (perto de Alcotim) onde se pode admirar uma barragem romana. Em Estoi pode também admirar um complex romano que data do século III.

castelo-de-silves

A região dentro do país

O Algarve é uma das regiões portuguesas mais marcadas pelas influências momiscas. Verificamos a presenca um pouco discrètas ao longo da costa (praia da rocha) o ainda mais imponentes como a muralha de Silves. Cidade esta muito històrica, que era autrora um grande centro cultural ainda hoje vàrios vestigios dessa época.

SagresSeguindo os passos dos navegadores

Eixo essencial das conquistas portuguesas e espanholas, o Algarve conserva ainda marcas da passagem do grande Navegador D. Henrique. Pode contemplar em Sagres a rosa dos ventos, a capela da Nossa senhora da graça que està virada para o cabo de são Vicente que possui o farol mais potente da Europa

Igreja-Sao-Lourenço-feature


A religião

O Algarve deixou também fortes marcas das naìzes cristàs. Daì a existência de diferentes tipos de igrejas, que vão do estilo barroco, como a igreja matriz de São Fourenço em Almancil, ao estilo um pouco mais regional que é o caso da capela da Nossa senhora dos aflitos em Faro.

FaroA capital do Algarve

Para terminar não podemos esquecer a cidade de Faro. Capital do Algarve desde 1756; cidade bastante marcada pela història, desde a guerra contra os ingleses no século XVI aos vestìgios do século XIX.